domingo, 26 de maio de 2013

Dia Internacional da Família

Dia Internacional da Família

A partir dos livros






 foram  apresentadas aos meninos do Jardim de Infância e das Escolas do 1º ciclo,
Atividades em que as turmas se inscreveram e participaram com muito interesse.

Ver fotos (Clicar)


Newsletter de maio



Encontro com uma Escritora


 Recebemos a escritora Maria Vitória Figueiredo que nos trouxe 2 livros magníficos que partilhou connosco.

                                                                                            

































 Também nos contou uma história tradicional, que recolheu junto de pessoas idosas e que assim não se perderá no esquecimento.

.Maria Vitória Figueiredo contando a história "O Rei Porco"
                              Mais fotos...(Clicar)                                               

Lançou ainda  um desafio aos alunos.
Escreverem, em verso, sobre "As andorinhas" e enviarem-lhe os textos. 
Quem sabe, alguns deles, poderão ser publicados num futuro livro, pela editora da autora.

Os alunos da turma 2302 da EB nº2 e da turma 4401 da EB António Gedeão responderam ao desafio.


                                          Publicamos aqui as suas criações.





















Dia Mundial do Livro

       Em Abril comemorámos o Dia Mundial do Livro 

Cartaz BEAG



Abrigámos nas nossas Bibliotecas os poemas magníficos do José Jorge Letria, sobre os livros.
Viraram "Mensagens à solta" que deixámos por todo o lado, nas nossas escolas e Jardins de Infância.
  
          

Escola Básica das Tílias






Os livros gostam de fadas,  
                           de bruxas e de duendes
                           e de outras personagens
                           que, afinal, só tu entendes
                           como se, sendo leitor,
                           estendesses o tapete voador
                           que transporta o que aprendes,
                           entre fadas e duendes,
                           para um lugar com mais cor.     
       
                                                                      
                    


                 Os livros têm perfume                     
          que não é de homem ou de mulher
e nem sequer é parecido
    com outro perfume qualquer;
é um perfume sem nome,
           não é de flor ou maresia,          
mas tem o aroma secreto
que existe na poesia.       
                                                  
                                                              Escola Básica da Zona Verde
                                                                                                                   
                                                                                                                           

 


                                Os livros têm nomes
  que se chamam títulos

     e as partes do seu corpo

            por vezes chamam-se capítulos

 e sentem-se vaidosos
      se alguém os quer ilustrar
     com as cores e os traços
       que lembram o céu e o mar
        e com as figuras inventadas
       que os fazem rir e chorar.
                                                                             
                                        
                                   Os livros às vezes sentem
                                   o peso que a vida tem,
                                   mas, que eu saiba,
         não se queixam a ninguém.
            Vão cumprindo o seu destino,
          sabendo que é uma missão.
      E essa missão o que é?
       É estar sempre, sempre
      onde os leitores estão. 

Escola Básica António Gedeão
   



    Os livros gostam de ser
  dados como presentes
       aos amigos mais chegados,
        às pessoas mais diferentes,
         mesmo não indo embrulhados
       em papéis bem reluzentes.
    Os livros gostam de dar
alegria a quem os lê
        e só eles e quem os escreve
     lá no fundo sabe porquê.


Escola Básica nº2 do Entroncamento


 Os livros gostam de se deitar
nas almofadas dos meninos partilhando o seu sono
quando eles são pequeninos
e de ir com eles para a escola misturados com os cadernos
e com os beijos dos pais,
sempre quentes, sempre ternos.
                    

domingo, 21 de abril de 2013

Semana da Leitura


Na 7ª edição da Semana da Leitura, centrada na temática do MAR, o Plano Nacional de Leitura lançou a todas as escolas o desafio de tornarem a leitura e os livros presentes em toda a parte.
Entre 11 e 15 de março de 2013, esta iniciativa convocou a leitura para mostrar a  relevância histórica e cultural do mar na construção da identidade do povo português, ajudando a (re)descobrir a pluralidade de dimensões do mundo.


As Bibliotecas Escolares do 1º Ciclo e JI desenvolveram diferentes atividades que procurámos registar com as apresentações que se seguem.







Clicar


 




Clicar








Clicar







Relativamente a esta atividade, as participações dos alunos excederam as nossas maiores expetativas.Iremos  divulgando os trabalhos apresentados, em prosa ou poesia, por escola participante, para que possam apreciar os nossos pequenos poetas.

TEXTOS POÉTICOS DOS ALUNOS DA ESCOLA BÁSICA DAS TÍLIAS

Montra de Livros

Biblioteca Escolar Norte
Biblioteca Escolar Norte
Biblioteca Escolar Norte
Biblioteca Escolar Norte

Exposição dos trabalhos -  "MAR ARTE"

Biblioteca Escolar António Gedeão
Trabalhos realizados pelos meninos da Sala 2 do Jardim de Infância
Biblioteca Escolar António Gedeão
Trabalhos realizados pelos  meninos da Sala 2 do Jardim de Infância
Biblioteca Escolar António Gedeão
Trabalhos realizados pelos  meninos da Sala 2 do Jardim de Infância


Jardim de Infância Sofia de Mello Breyner
Trabalhos realizados pelos meninos da Sala 6

Jardim de Infância Sofia de Mello Breyner
Trabalhos realizados pelos meninos da Sala 6

Jardim de Infância Sofia de Mello Breyner
Trabalhos realizados pelos meninos da Sala 6

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Newsletter de abril

                         Newsletter de abril de 2013