terça-feira, 2 de julho de 2013

Boas Férias, boas leituras!

É tempo de despedidas.

Esperamos que todos os que passaram pelas nossas Bibliotecas as tenham sentido como um espaço seu, organizado e dinamizado em função das suas necessidades, lúdicas e educativas.
Aos que nos deixaram este ano, alunos, professores, assistentes, encarregados de educação, desejamos muito sucesso nas novas etapas de vida que venham a enfrentar, no futuro.
Aos que vão voltar, contamos recebê-los com novidades e MUITA ALEGRIA.
A todos, a Equipa das Bibliotecas Escolares deseja  umas BOAS FÉRIAS e BOAS LEITURAS!

Uma mensagem final

Atividade de Articulação Pré-Escolar / 1º Ciclo

" JÁ SEI LER - LIVROS AO CALHAS"

A última atividade promovida pelas BEs realizou-se na Biblioteca Escolar António Gedeão.
Envolveu as crianças finalistas do Jardim de Infância e a turma do 1º ano da Escola.
Depois de recebidas na Sala de Aula da Turma 4101, os meninos e meninas de 5 e 6 anos puderam observar a organização da sala, os materiais utilizados, manusear os manuais escolares, ouvir algumas explicações relativas ao funcionamento da turma para se fazerem com sucesso as aprendizagens esperadas e puderam fazer perguntas sobre tudo isto.
De seguida passaram todos à Biblioteca Escolar onde os meninos mais novos puderam preceber como durante um ano, na escola do 1º ciclo, os colegas conseguiram adquirir, uns com mais facilidade, outros ainda juntando as letras e repetindo depois as palavras uma a uma, a competência MÁGICA da LEITURA.
Dos livros apresentados para escolha e previamente trabalhados pela turma do 1º ciclo, os meninos e meninas do Jardim de Infância, foram tirando um livro de cada vez, "ao calhas", para que os mais velhos lessem para eles.





Foi um final de programação, em beleza...

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Dia do Ambiente


                           Meio ambiente, educação e consciência ambiental



Filme passado nas Sessões promovidas pelas BEs para os alunos dos 3º e 4º anos das Escolas do 1º ciclo do ensino básico.


Participação da Associação Ambientalista Quercus

Exposições  na BEN sobre "Montados de Sobro" e ""Reciclagem de rolhas de cortiça"


O  presidente da associação, Nuno Sequeira, falou aos alunos da  Escola das Tílias e da Escola EB1 do Entroncamento sobre  Biodiversidade e  Reflorestação e dos cuidados a ter para preservarmos o Ambiente.
Ouviu também as opiniões do alunos que quiseram intervir e respondeu às questões por eles colocadas.

Colaboração com o Clube do Ambiente da Escola Dr. Ruy de Andrade 

Recebemos  muitas árvores de espécies autótones portuguesas ( carvalhos, castanheiros, sobreiros, azinheiras e pinheiros) que se pretendia que fossem trocadas por livros a serem  doados às Bibliotecas.
A iniciativa, de louvar, revelou-se um verdadeiro sucesso. Foram trocadas cerca de 40 árvores, e os livros, diversificados e em bom estado de conservação, irão enriquecer o  acervo * documental das nossas BEs.


* acervo - conjunto de bens pertencentes a alguém

Veja aqui imagens das atividades desenvolvidas

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Dia da Criança - Semana da Criança

     Não podendo deixar passar a comemoração do Dia da Criança, que este ano se celebrou num sábado e como esse dia tão especial é dedicado à maioria dos nossos utilizadores, a par da divulgação de textos informativos nos placards da Biblioteca nas Escolas e nas próprias BEs, decidimos proporcionar-lhes um momento diferente.

 O filme foi passado em grande ecrã, sala escurecida e as sessões iniciaram após a entrega dos respetivos  bilhetes por cada espetador.
Não faltaram risadas divertidas, acompanhadas de um bom copo com pipocas.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Concurso de Escrita Expressiva





Concurso de Escrita Expressiva

Recebemos 22 participações de alunos do ensino básico, dos 4 anos de escolaridade, da Escola Básica das Tílias e da Escola Básica António Gedeão.

Após a leitura dos textos recebidos e a sua análise e correção, foram escolhidos pela Equipa das Bibliotecas Escolares (Elementos do Júri), os seguintes trabalhos assinados com os  respetivos pseudónimos:

1º ano


Nas férias grandes



Nas férias grandes eu gostava de ir à praia para ir à água com o meu pai.

Nas férias grandes eu gostava de ir ao parque para brincar no baloiço.

Nas férias grandes, gosto de ver televisão. O canal que mais gosto ver é o Panda.

Também gosto de ir ao computador.

                                                                                  
                                                                                   ( Cátia)



                                                         Sofia Almeida (Turma 3101 – EB das Tílias)


2º ano



Um piquenique em família



No fim de semana passado fui fazer um piquenique em família. No piquenique estava a minha avó, o meu avô, a minha mãe, o meu pai e eu. Todos levaram comida para o piquenique. No piquenique havia: bolos, sumos, carne, peixe e fruta. Todos nos divertimos muito. No fim do piquenique fomos passear por vários sítios e fomos comer um gelado. Eu gostei muito e queria fazer outro piquenique com outras pessoas da família.

Estava um lindo dia de primavera quando fomos fazer o piquenique. O campo estava muito florido e eu fiz muitos ramos de flores.
                                                                                  (Alice Gomes)



                                                         Rita Delgado (Turma 3201 – EB das Tílias ) 



3º ano


Vou passear



Na semana passada pensei: Vou passear! Então no fim de semana fui passear com a minha família. Fomos ao Jardim Zoológico e a minha mãe viu uma avestruz. Eu também vi e corri atrás dela. Ela fugiu e eu fiz uma birra. O meu pai viu um macaco e um gorila. Comecei a chorar com medo do gorila e a minha mãe pegou-me ao colo, mas eu não parava de chorar.

Fomos para casa lanchar com os meus amigos, a minha prima, o meu primo e os meus familiares todos.

Eu já tinha parado de chorar e fui dormir. A minha prima dormiu comigo, o meu primo com o meu irmão e os meus tios dormiram na sala.

Gostei muito de ir ao Jardim Zoológico.

                                                                             (Michele Teló)



                                                        Célia Limas (Turma 3301 – EB das Tílias)


4º ano


Um piquenique em família



Certo dia eu e a minha família fomos fazer um piquenique.

Nesse dia estava um céu azul, um sol radioso e a melodia dos pássaros alegrava-nos, no piquenique.

Estendemos a toalha e preparámos a comida. Eu e a minha irmã escutámos o som da natureza. Sentíamos as flores a florir e todos os animais estavam com um sorriso maravilhoso e encantado, o que alegrava a nossa família.

Foi um dia espectacular porque com aquele sol maravilhoso passámos um belo dia na natureza.

                                                                                             (Joana)



                                                             Matilde ( Turma 4401 – EB António Gedeão)




Foram entregues lembranças a todos os participantes e prémios  aos alunos vencedores.
Esperamos que constituam um incentivo para futuras participações, nas iniciativas que surgirem, que apelem à criatividade e à livre expressão das suas ideias.

Veja fotos aqui 


domingo, 9 de junho de 2013

Dia da Família-Trabalhos dos alunos

Dia Internacional da Família



Trabalhos realizados pelos alunos das Escolas ( Clique sobre o nome da turma)

                                                                               EB das Tílias :
                                                               Turma do 2º ano
                                                                               Turma do 1º ano

                                                                                 EB da Zona Verde
                                                                Turma do 1º ano 1101
                                                                Turma do 1º e 2º ano 1M01

                                                                                 EB António Gedeão
                                                                 Turma do 1º ano