No final da sessão, foi entregue a cada aluno o "Guia do Utilizador", um marcador de livro e uma súmula do Regimento Interno da BE para conhecimento dos encarregados de educação.
domingo, 3 de novembro de 2013
Formação de Utilizadores na BIBLIOTECA ESCOLAR NORTE
Completámos com a sessão na Biblioteca Escolar Norte a formação de novos utilizadores das nossas bibliotecas.
No final da sessão, foi entregue a cada aluno o "Guia do Utilizador", um marcador de livro e uma súmula do Regimento Interno da BE para conhecimento dos encarregados de educação.
No final da sessão, foi entregue a cada aluno o "Guia do Utilizador", um marcador de livro e uma súmula do Regimento Interno da BE para conhecimento dos encarregados de educação.
segunda-feira, 21 de outubro de 2013
quarta-feira, 16 de outubro de 2013
Newsletter de outubro - Mês internacional das bibliotecas escolares
Biblioteca escolar: Uma porta para a vida
A biblioteca escolar é um núcleo da organização pedagógica da escola,vocacionado para:
• permitir a integração dos materiais impressos, audiovisuais e informáticos e favorecer a constituição de conjuntos documentais, organizados em função de diferentes temas;
• desenvolver nos alunos competências e hábitos de trabalho baseados na consulta, tratamento e produção de informação,tais como: seleccionar, analisar, criticar e utilizar documentos;
• associar a leitura, os livros e a frequência de bibliotecas à ocupação dos tempos livres.
• desenvolver nos alunos competências e hábitos de trabalho baseados na consulta, tratamento e produção de informação,tais como: seleccionar, analisar, criticar e utilizar documentos;
• associar a leitura, os livros e a frequência de bibliotecas à ocupação dos tempos livres.
Recomeço
Novos horários, novos alunos,novos colegas, novos professores.
Recomeçar é para todos uma grande oportunidade.
Não é isso o outono?
terça-feira, 2 de julho de 2013
Boas Férias, boas leituras!
É tempo de despedidas.
Esperamos que todos os que passaram pelas nossas Bibliotecas as tenham sentido como um espaço seu, organizado e dinamizado em função das suas necessidades, lúdicas e educativas.
Aos que nos deixaram este ano, alunos, professores, assistentes, encarregados de educação, desejamos muito sucesso nas novas etapas de vida que venham a enfrentar, no futuro.
Aos que vão voltar, contamos recebê-los com novidades e MUITA ALEGRIA.
A todos, a Equipa das Bibliotecas Escolares deseja umas BOAS FÉRIAS e BOAS LEITURAS!
Uma mensagem final
Atividade de Articulação Pré-Escolar / 1º Ciclo
" JÁ SEI LER - LIVROS AO CALHAS"
Foi um final de programação, em beleza...
A última atividade promovida pelas BEs realizou-se na Biblioteca Escolar António Gedeão.
Envolveu as crianças finalistas do Jardim de Infância e a turma do 1º ano da Escola.
Depois de recebidas na Sala de Aula da Turma 4101, os meninos e meninas de 5 e 6 anos puderam observar a organização da sala, os materiais utilizados, manusear os manuais escolares, ouvir algumas explicações relativas ao funcionamento da turma para se fazerem com sucesso as aprendizagens esperadas e puderam fazer perguntas sobre tudo isto.
De seguida passaram todos à Biblioteca Escolar onde os meninos mais novos puderam preceber como durante um ano, na escola do 1º ciclo, os colegas conseguiram adquirir, uns com mais facilidade, outros ainda juntando as letras e repetindo depois as palavras uma a uma, a competência MÁGICA da LEITURA.
Dos livros apresentados para escolha e previamente trabalhados pela turma do 1º ciclo, os meninos e meninas do Jardim de Infância, foram tirando um livro de cada vez, "ao calhas", para que os mais velhos lessem para eles.
Foi um final de programação, em beleza...
Subscrever:
Mensagens (Atom)





