quarta-feira, 2 de julho de 2014
domingo, 29 de junho de 2014
As férias estão mesmo aí - sugestões para pais e filhos
" Acontece
com a maioria das famílias e com mais frequência do que se imagina: as férias
escolares acabam por se tornar um problema na rotina familiar pois trazem
muitas dúvidas aos pais de como manter o equilíbrio entre o desejo dos
filhos de aproveitarem ao máximo os dias sem escola e as suas possibilidades de os
acompanharem e até de os supervisionarem nesses períodos (...)"
"O que não pode acontecer em
nenhuma idade, é a criança sentir-se abandonada, sem tarefas, entediada, sem
saber como usar seu tempo e aproveitar de modo saudável e construtivo as férias
escolares"
Sozinhas, não!
"Nada melhor
nas férias do que andar de bicicleta, visitar museus e parques, ir à casa dos
amigos ou de familiares, correr, pular… Mas tudo isso sempre com o acompanhamento
de um adulto de confiança.(...)mesmo nos parques dos prédios é perigoso as crianças, em especial as que têm menos
de 10 anos, ficarem completamente sozinhas. Oriente o seu filho a não dar
informações a pessoas que não conhece e indique com quem conversar se tiver
algum problema ou emergência(...)"
" O período de férias pode ser mais bem aproveitado para o
desenvolvimento da criança se ela for estimulada a manter bons hábitos, como a
leitura e os jogos infantis. A leitura deve fazer parte do lazer da criança. É
preciso reservar algum tempo para um bom livro todos os dias. Os pais devem dar
o exemplo e incentivar esse gosto (...)
"(...) Nestas férias aproveite para demonstrar todo carinho e amor que
você sente pelos seus filhos".
Leia mais em: http://maisequilibrio.com.br/bem-estar/operacao-ferias-com-os-filhos-7-1-6-695.html
A propósito das pulseiras de plástico que tanto furor têm feito nas nossas escolas e um pouco por todo o lado, deixamos aqui algumas dicas importantes, divulgadas na VISÃO JÚNIOR deste mês.
E um concurso bem interessante também aí divulgado:
Finalmente, passatempos para ocupar aqueles momentos em que parecer não haver nada interessante para fazer.Clica sobre a imagem
sexta-feira, 27 de junho de 2014
A frequência da biblioteca pelos nossos alunos
É com enorme alegria que registamos a preferência dos nossos alunos na frequência da biblioteca, durante os períodos livres que intervalam a atividade letiva.
Frequentemente se atingiu a lotação máxima de alunos para os adultos presentes, dado que a nossa equipa conta apenas com uma assistente operacional em cada BE e a professora bibliotecária, que se divide entre as duas e as escolas em que presta apoio educativo.
Gostaríamos de contar com mais colaboradores que pudessem acompanhar e apoiar mais alunos na realização das atividades escolhidas e no desenvolvimento dos projetos e tarefas, que, no seu tempo autónomo, se propõem concretizar.
Ainda assim avaliamos como muito positivo, significativo mesmo, o tempo que passaram connosco, a julgar pelas médias de frequência e de requisição de documentos que registamos, as atividades diversificadas escolhidas e os pequenos projetos que foi possível concretizar.
Ficam algumas imagens para ilustrar...
Frequentemente se atingiu a lotação máxima de alunos para os adultos presentes, dado que a nossa equipa conta apenas com uma assistente operacional em cada BE e a professora bibliotecária, que se divide entre as duas e as escolas em que presta apoio educativo.
Gostaríamos de contar com mais colaboradores que pudessem acompanhar e apoiar mais alunos na realização das atividades escolhidas e no desenvolvimento dos projetos e tarefas, que, no seu tempo autónomo, se propõem concretizar.
Ainda assim avaliamos como muito positivo, significativo mesmo, o tempo que passaram connosco, a julgar pelas médias de frequência e de requisição de documentos que registamos, as atividades diversificadas escolhidas e os pequenos projetos que foi possível concretizar.
Ficam algumas imagens para ilustrar...
segunda-feira, 23 de junho de 2014
Mistérios - Atividade de Iniciação Literária para o 4º ano de escolaridade
Como última atividade planificada pela equipa das BE do 1º ciclo /JI este ano letivo, "Mistérios" fez a ponte entre o universo da linguagem poética de Matilde Rosa Araújo e uma breve iniciação à pesquisa de temas específicos, na Web e em suporte livro, com a ajuda de um guião trabalhado em equipa de dois ou três alunos.
http://www.smilebox.com/playBlog/4e4441344d6a67794e54633d0d0a&blogview=true
http://www.smilebox.com/playBlog/4e4441344d6a67794e54633d0d0a&blogview=true terça-feira, 17 de junho de 2014
Atividades realizadas no âmbito do projeto “Todos Juntos Podemos Ler”
Em colaboração com as docentes titulares das turmas de 1º e 2º ano que integram crianças com necessidades educativas especiais e os professores de educação especial, projetámos nas nossas bibliotecas a versão com LGP da obra “Perdida de Riso”,com texto e narração de Graça Breia e ilustrações de Raquel Pinheiro.
Após a exploração da história, com a identificação das personagens principais e da interpretação das suas intenções, delimitaram-se os três grandes momentos: situação inicial, desenvolvimento e situação final.
E foi no final da história que nos interrogámos: O que fez rir a Cremilde? O que é que o amigo Pedro lhe terá dito para conseguir, finalmente, arrancar uma boa gargalhada à sisuda menina?
Aproveitámos o conselho da Cremilde que nos disse que, para adivinhar era preciso pensar, e, cada turma, sessão a sessão, foi inventando e votando a melhor frase/ história, para fazer rir a menina.
Eis as VENCEDORAS
Turma 1101 da Escola Básica da Zona Verde
-Era uma vez um menino que tinha um cachecol e uma tosta e depois pôs a tosta ao pescoço e ia comer o cachecol...
Turma 1102 e 1M01 da Escola Básica da Zona Verde
-É o Hugo, mais gordo que um texugo!
Turma 2101 da Escola Básica do 1º ciclo do Entroncamento
-Dois meninos foram a uma quinta e encontraram 2 cogumelos. Subiram para cima deles, eles escangalharam-se e caíram com o rabo no chão.
Turma 3201 da Escola Básica das Tílias
Turma 3201 da Escola Básica das Tílias
-
-- O que é que uma narina diz a outra?
-- Oh Nariná! Oh Nariná!...
-
Turma 4201 da Escola Básica António Gedeão
-Sabes o que o galo foi fazer ao mercado? Ver as galinhas nuas.
Veja imagens da atividade nesta apresentação
(Clique sobre as imagens)
domingo, 8 de junho de 2014
Subscrever:
Mensagens (Atom)





.





