domingo, 29 de junho de 2014

As férias estão mesmo aí - sugestões para pais e filhos



 
   " Acontece com a maioria das famílias e com mais frequência do que se imagina: as férias escolares acabam por se tornar um problema na rotina familiar pois trazem muitas dúvidas aos pais de como manter o equilíbrio entre o desejo dos filhos de aproveitarem ao máximo os dias sem escola e as suas possibilidades de os acompanharem e até de os supervisionarem nesses períodos (...)"
 
"O que não pode acontecer em nenhuma idade, é a criança  sentir-se abandonada, sem tarefas, entediada, sem saber como usar seu tempo e aproveitar de modo saudável e construtivo as férias escolares"
  Leia mais em http://www.personare.pt/filhos-em-ferias-e-pais-trabalhando-m682   e                   

 
Sozinhas, não!
    "Nada melhor nas férias do que andar de bicicleta, visitar museus e parques, ir à casa dos amigos ou de familiares, correr, pular… Mas tudo isso sempre com o acompanhamento de um adulto de confiança.(...)mesmo nos parques dos prédios é perigoso as crianças, em especial as que têm menos de 10 anos, ficarem completamente sozinhas. Oriente o seu filho a não dar informações a pessoas que não conhece e indique com quem conversar se tiver algum problema ou emergência(...)"



" O período de férias pode ser mais bem aproveitado para o desenvolvimento da criança se ela for estimulada a manter bons hábitos, como a leitura e os jogos infantis. A leitura deve fazer parte do lazer da criança. É preciso reservar algum tempo para um bom livro todos os dias. Os pais devem dar o exemplo e incentivar esse gosto (...)

   
 

"(...) Nestas férias aproveite para demonstrar todo carinho e amor que você sente pelos seus filhos".

Leia mais em: http://maisequilibrio.com.br/bem-estar/operacao-ferias-com-os-filhos-7-1-6-695.html

A propósito das pulseiras de plástico que tanto furor têm feito nas nossas escolas e  um pouco por todo o lado, deixamos aqui algumas dicas importantes, divulgadas na VISÃO  JÚNIOR deste mês.



.
E um concurso bem interessante também aí divulgado:
Finalmente, passatempos para ocupar aqueles momentos em que parecer não haver nada interessante para fazer.

                                                    Clica sobre a imagem
             http://www.calameo.com/read/001209097d53d8d3a1676
 

sexta-feira, 27 de junho de 2014

A frequência da biblioteca pelos nossos alunos

    É com enorme alegria que registamos a preferência dos nossos alunos na frequência da biblioteca, durante os  períodos livres que intervalam a atividade letiva.
Frequentemente se atingiu a lotação máxima de alunos para os adultos presentes, dado que a nossa equipa conta apenas com uma  assistente operacional  em cada BE e a professora bibliotecária, que se divide entre as duas e as escolas em que presta apoio educativo. 
Gostaríamos de contar com mais colaboradores que pudessem acompanhar e apoiar mais alunos na realização das atividades escolhidas e no desenvolvimento dos projetos e tarefas, que, no seu tempo autónomo, se propõem concretizar.
Ainda assim avaliamos como muito positivo, significativo mesmo, o tempo que passaram connosco, a julgar pelas médias de frequência e de requisição de documentos que registamos, as atividades diversificadas  escolhidas e os pequenos projetos que foi possível concretizar.
Ficam algumas imagens para ilustrar... 
 Click to play this Smilebox slideshow

terça-feira, 17 de junho de 2014

Atividades realizadas no âmbito do projeto “Todos Juntos Podemos Ler”


    
 Em colaboração com as docentes titulares das turmas de 1º e 2º ano que integram crianças com necessidades educativas especiais e os professores de educação especial, projetámos nas nossas bibliotecas a versão com LGP da obra “Perdida de Riso”,com texto e narração de Graça Breia e ilustrações de Raquel Pinheiro. 

http://youtu.be/F9Z4DniGTvw
                                 Para visionar o filme clique sobre a imgem



    Após a exploração da história, com a identificação das  personagens principais e da interpretação das suas intenções, delimitaram-se os três grandes momentos: situação inicial, desenvolvimento e situação final. 
E foi no final da história que nos interrogámos: O que fez rir a Cremilde? O que é que o amigo Pedro lhe terá dito para conseguir, finalmente, arrancar uma boa gargalhada à sisuda menina?


Aproveitámos o conselho da Cremilde que nos disse que, para adivinhar era preciso pensar, e, cada turma, sessão a sessão, foi inventando e votando a melhor frase/ história,  para fazer rir a menina. 



Eis as  VENCEDORAS 


Turma 1101 da Escola Básica da Zona Verde 
-Era uma vez um menino que tinha um cachecol e uma tosta e depois pôs a tosta ao pescoço e ia comer o cachecol...




Turma 1102 e 1M01  da Escola Básica da Zona Verde


-É o Hugo, mais gordo que um texugo! 


Turma 2101 da Escola Básica do 1º ciclo do Entroncamento


-Dois meninos foram a uma quinta e encontraram 2 cogumelos. Subiram para cima deles, eles escangalharam-se e caíram com o rabo no chão. 
Turma 3201 da Escola Básica das Tílias

-

-- O que é que uma narina diz a outra?

-- Oh Nariná! Oh Nariná!... 

-

Turma 4201 da Escola Básica António Gedeão


-Sabes o que o galo foi fazer ao mercado? Ver as galinhas nuas. 

Veja imagens da atividade nesta apresentação


(Clique sobre as imagens)




http://youtu.be/FC_5NenHZUw