sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Troca de marcadores de livro digitais


       Indo de encontro à proposta da Associação Internacional de Biblioteconomia Escolar (IASL), registámo-nos online para participar num intercâmbio de marcadores digitais.
Utilizando o programa PAINT, os alunos do 3º e 4º ano da Escola do Bonito e da Escola António Gedeão, no período de frequência autónoma do almoço, foram para o computador e meteram mãos à obra.

Não ficaram lindos?













    A professora  bibliotecária e os alunos do 6ºH do Agrupamento Dr. Júlio Martins, de Chaves foram os nossos  parceiros.
Enviámos para eles os nossos marcadores  e eles  enviaram-nos os deles.
Como foram produzidos na aula de inglês, é nessa língua que estão escritos. 

Are not they fantastic?









Os autores dos marcadores de livros enviados, vão ter direito a um dos recebidos.
Se quiserem saber o que têm escrito em português, é fácil. Basta irem ao dicionário e procurarem as palavras.
O computador também  pode ajudar, se pesquisarem na Internet um tradutor online.
Nós ajudamos!

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Formação de Utilizadores-Visitas à Biblioteca


As turmas do 1º ano e do Jardim de Infância ficaram a conhecer melhor a biblioteca e assistiram ao teatrinho de fantoches " Penteadinho e Violeta", a partir do conto de Ricardo Alberty.

Biblioteca da Escola Básica do Bonito









No final, alunos e professores do 1ºciclo receberam um folheto do utilizador e um marcador de livro,  em forma de coração. 

Os mais pequeninos tiveram a surpresa de  um fantoche de origami, para contarem as histórias aos amigos, aos pais, aos seus bonecos...



quinta-feira, 4 de outubro de 2018

MIBE 2018 • Eu ♥ biblioteca escolar

     
A partir do tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para o International School Library Month (ISLM) em 2018, "Why I love my school library", a RBE procurou uma formulação que melhor traduzisse para a língua portuguesa a ideia transmitida, optando-se por uma linguagem híbrida em que todas as gerações se reveem: “Eu ♥  biblioteca escolar”.
Como habitualmente, o Dia Internacional da Biblioteca Escolar será assinalado na quarta segunda-feira de outubro, dia 22.