Em colaboração com as docentes titulares das turmas de 1º e 2º ano que integram crianças com necessidades educativas especiais e os professores de educação especial, projetámos nas nossas bibliotecas a versão com LGP da obra “Perdida de Riso”,com texto e narração de Graça Breia e ilustrações de Raquel Pinheiro.
Após a exploração da história, com a identificação das personagens principais e da interpretação das suas intenções, delimitaram-se os três grandes momentos: situação inicial, desenvolvimento e situação final.
E foi no final da história que nos interrogámos: O que fez rir a Cremilde? O que é que o amigo Pedro lhe terá dito para conseguir, finalmente, arrancar uma boa gargalhada à sisuda menina?
Aproveitámos o conselho da Cremilde que nos disse que, para adivinhar era preciso pensar, e, cada turma, sessão a sessão, foi inventando e votando a melhor frase/ história, para fazer rir a menina.
Eis as VENCEDORAS
Turma 1101 da Escola Básica da Zona Verde
-Era uma vez um menino que tinha um cachecol e uma tosta e depois pôs a tosta ao pescoço e ia comer o cachecol...
Turma 1102 e 1M01 da Escola Básica da Zona Verde
-É o Hugo, mais gordo que um texugo!
Turma 2101 da Escola Básica do 1º ciclo do Entroncamento
-Dois meninos foram a uma quinta e encontraram 2 cogumelos. Subiram para cima deles, eles escangalharam-se e caíram com o rabo no chão.
Turma 3201 da Escola Básica das Tílias
Turma 3201 da Escola Básica das Tílias
-- O que é que uma narina diz a outra?
-- Oh Nariná! Oh Nariná!...
Turma 4201 da Escola Básica António Gedeão
-Sabes o que o galo foi fazer ao mercado? Ver as galinhas nuas.
Veja imagens da atividade nesta apresentação
(Clique sobre as imagens)
Sem comentários:
Enviar um comentário